Como rodar Windows XP no PC com um CD

Como rodar Windows XP no PC com um CD bootável. O programa PEBuilder/BartPE, extrai os arquivos de um CD do Windows e gera uma imagem ISO, que deverá ser depois gravada em CD. Essa imagem contém comandos de inicialização (é um CD de boot), mas não é para instalar o Windows. Ela executará o Windows, de forma semelhante às distribuições Linux que rodam do CD, como o Kurumin por exemplo, (digo de forma semelhante “para o usuário”, visto que são sistemas incompatíveis entre si e sem ligações :). O que dá a entender é que ele carrega o Windows até determinado ponto de uma suposta “instalação”, onde o hardware gráfico é ativado e recursos essenciais são executados. No entanto em dado momento a “instalação” é interrompida e é executado um programa, um menu para você acessar os aplicativos.

Você não terá a sua disposição o Explorer, pois ele é muito pesado e deveria carregar muitas outras coisas. No entanto as janelas ficam com o tema padrão do Windows, e a maioria dos programas que estiver no HD pode ser executada. Ele criará um disco virtual na memória RAM (ramdisk), e alguns arquivos que precisam de suporte a escrita são colocados aí. Não precisará de senha nem nada, ele usará a conta padrão do Windows (a conta usada durante a instalação, e posteriormente, a que é utilizada até a tela de logon).

Veja um tutorial básico e fácil para fazer isso.

Você precisará de:

  • CD do Windows XP (com Service Pack 1 ou posterior), ou Windows Server 2003 (com ou sem Service Pack).
  • Cerca de 1 GB livre no seu HD, temporariamente (depois de gravar o CD você pode apagar a pasta do PEBuilder e a imagem ISO do CD e recuperar o espaço).

Aqui eu vou mostrar apenas como gerar o CD. Você pode personalizar uma série de coisas editando os “plug-ins”, mas como este site é dedicado “também” a geeks e fuçadores, não vamos nos deter a isso. Para adicionar alguns programas para rodar do CD você tem que alterar um plug-in do BartPE que adiciona entradas no registro (ele é instalado por padrão, basta editá-lo), afinal alguns programas só rodam se encontrarem determinadas informações no registro. O processo consiste em indicar a fonte dos arquivos, uma pasta com arquivos adicionais que você queira deixar no CD e configurar os plug-ins desejados. O PEBuilder fará o restante sozinho.

Vamos lá.

Com o PEBuilder instalado, abra-o (Iniciar > Programas > PEBuilder). Veja:

interface

Coloque o CD do Windows na unidade de CD, e indique o caminho no campo da fonte (indique a unidade, não a pasta i386). Se você quiser, inclua uma pasta com arquivos que você queira deixar no CD (por exemplo, alguns programas extras, arquivos diversos, a foto da sua namorada…). No campo “Saída”, deixe o padrão; é apenas uma pasta para onde os arquivos serão copiados, com a estrutura do CD. No campo “Saída da mídia”, escolha “Criar imagem (ISO)” e escolha o local para salvar o arquivo. Se quiser gravar direto pode marcar a opção “Queimar CD/DVD”, mas aí você deverá ter o CD do Windows em outra unidade. Se você só possui a unidade de gravação deixe marcada a opção de criar imagem, e depois grave-a com o seu programa de gravação de CDs.

Enfim.. Clicando no botão “Plugins” você pode ativar ou desativar plug-ins. Uma série deles é inserida por padrão. Recomendo ativar o “Boot Fix”, que habilita o item “Pressione uma tecla para iniciar do CD…”. Isso ajuda na hora de dar boot em um PC com sistema já instalado, afinal você não precisa retirar o CD para alternar o sistema. Para ativá-lo, clique no botão “Plugins”, selecione o “Boot Fix…” e clique no botão “Ativar/Desativar”. Depois clique em “Fechar”, retornando à tela do PE Builder. Aí é só clicar em “Gerar”. Agora “sente e relaxe enquanto o Windows 98 é instalado em seu PC”… He he, sente e relaxe enquanto os arquivos são extraídos do CD do Windows, mesclados com as configurações do PE Builder / BartPE e armazenados no ISO.

Ao fim ele mostrará um relatório. É bom observar se não tem erros. Agora é só gravar o CD

Para a maioria dos programas de gravação, você pode usar diretamente a opção “Gravar imagem”, mas existem excessões. No caso do Nero Burning ROM, por exemplo, você precisa abrir o programa, cancelar a tela de entrada, clicar no menu “Gravadora > Gravar imagem” e indicar o arquivo ISO criado.

Veja o sistema dando boot (é a mesma tela de boot do Windows “normal”):

boot


Agora ele em execução:

iniciar

Nesse caso personalizei o menu com links para programas que coloquei numa pasta adicional do CD (para editar o menu, edite o arquivo “\pebuilder3110a\plugin\nu2menu\nu2menu.inf”, está em estilo XML e não é difícil), além de traduzi-lo. Por ali pode-se trocar a imagem do botão “Iniciar” também :). E para trocar o papel de parede, basta trocar o arquivo “bartpe.bmp” na pasta do PE Builder.

A adição de alguns programas específicos fica facilitada, pois vêm pré-configurados pelo PEBuilder. O que você deve fazer é copiar e colocar os arquivos do programa na pasta dele (dentro da pasta “\plugin\\files”), e editar o arquivo “.inf” da pasta do programa (esse arquivo mantém entradas que serão adicionadas no registro, para o funcionamento correto dos aplicativos, visto que não terão como ser instalados depois, com o Windows rodando do CD). Para adicionar o Nero Burning ROM, por exemplo, copie os arquivos da pasta “Nero Burning ROM” (do seu Nero já instalado) para “\plugin\nero burning rom\files”, editando no arquivo “\plugin\nero burning rom\penero.inf” o número serial e seu nome de registro. No caso do Nero 6, copie também o “shfolder.dll” da pasta system32 para a pasta “files” do Nero no PEBuilder. No arquivo “.inf” haverá algumas notas sobre requisitos de outros programas. Se o programa que você precisa incluir não estiver “catalogado” pelo PEBuilder, você pode colocar a pasta dele dentro da pasta adicional, que você pode definir na primeira tela apresentada.

Ele rodará até mesmo em PCs sem HD. Experimente desconectar o cabo do seu se não acredita.

Diversos programas simplesmente não têm como ser executados, como o Internet Explorer, já que carregariam para isso uma série de arquivos e drivers do Windows inviáveis. Para acessar os arquivos e pastas das unidades, use o programa “A43 File Management Utility”, já embutido por padrão no Bart PE.

O Windows é um sistema que não foi projetado para rodar do CD, portanto agradeça por ter esta alternativa não-MS que funciona. Apesar das limitações, ele é excelente como ferramenta para técnicos.

Um uso comum, muito usado em manutenção, por exemplo, é jogar os dados do usuário em outra partição ou HD para formatar o primeiro sem perder os dados, além de poder ver arquivos do HD, editar e salvar arquivos em disquetes, copiar disquetes.

Observação: NÃO UTILIZE MÍDIAS CD-RW (regraváveis). Funciona, mas não é recomendável para CD de boot, por ser geralmente mais lento e apresentar problemas mais facilmente.

Fonte: Guia do Hardware.net

Bookmark and Share

0 comentários:


©2012 Blog do Highlander - Silvani.tk
FIQUE ATUALIZADO:
Cadastre-se e receba as novidades do
'Blog do Highlander' em seu e-mail.