4 Dicas para você aumentar a qualidade da sua rede sem fio


A melhor solução para compartilhar a banda larga em casa é utilizar um roteador Wi-Fi. Prático e barato (custa de R$ 150 a R$ 200, em média), o equipamento distribui o acesso à internet para computadores, notebooks e celulares.

O problema é que, algumas vezes, esse sistema não funciona como deveria. O resultado é uma conexão que fica inoperante com frequência ou se mostra instável por problemas de sinal.

Essa é uma dificuldade comum entre usuários que moram em grandes residências ou em sobrados e, neste caso, instalam o roteador em um andar e querem acessar a web em outro.

Existem também métodos caseiros, com ferramentas que você mesmo pode criar, encontradas geralmente na sua casa, em casas de equipamentos eletrônicos ou nos supermercados, que aumentam espantosamente o alcance!


1 - O método mais simples:

Recorte em meia-lua uma lata de Pringles conforme mostrado na imagem acima. A partir daí você terá um sinal bem mais limpo e com um alcance até 60% maior.

2 - Você pode também utilizar latas de refrigerante como no vídeo abaixo:


Caffeine Boost Your WIFI - The funniest videos are a click away

3 - O método abaixo utiliza alguns recursos mais avançados, mas independente disso, também é bem simples de fazer:

Para transformar uma antena comum de 2dbi (d-link custando em média 170 reais) em 5dbi.





4 - A partir deste modelo é possível contruir uma antena caseira no formato Biquad com alcance de até incríveis 12dbi:

Fácil de construir, biquad é uma antena alternativa que pode realmente resolver diversos problemas de conexão ruim ou ausência total de comunicação.Esta antena, colocada em paralelo com uma superfície refletora, possui a forma de um oito angular e se tornou bastante popular na internet.
Basicamente, a biquad consiste em dois quadrados. A medida de cada lado desses quadrados corresponde a um quarto do comprimento de onda (aproximadamente 30,5 mm). Para fabricá-la, basta um fio de cobre rígido com 1 mm de seção. A antena deve ser colocada numa distância de 15 a 17 mm da superfície refletora e a alimentação desta é feita por um “objeto” localizado no ponto onde os dois quadrados se encontram. A palavra “objeto” foi empregada porque não existe uma regra. Pode-se utilizar desde um cilindro construído manualmente até um conector tipo N. O formato da superfície refletora ideal também deve ser um quadrado de metal com 123 mm de lado. ver imagens:

Para atenuar os lóbulos traseiros da antena, muitos dobram a superfície refletora em suas extremidades. Ver:

Alguns afirmam que a biquad é capaz de atingir um SWR (Standing Wave Ratio) de 1:1.15 com um ganho entre 10 dB e 12 dB. Inclusive, há relatos de PCs portáteis conectados em pontos de acesso localizados a alguns quilômetros de distância.

Bookmark and Share

0 comentários:


©2012 Blog do Highlander - Silvani.tk
FIQUE ATUALIZADO:
Cadastre-se e receba as novidades do
'Blog do Highlander' em seu e-mail.