Windows XP e Server 2003
Baixe este arquivo .iso [8MB]e grave em um cd. Não adianta copiar tem que gravar mesmo. De um boot na maquina usando este cd e escolha qual usuário você quer zerar a senha (normalmente o administrador) e a máquina reiniciará. Depois é só entrar no Windows normalmente e na tela de login e senha digitar o nome do usuário e deixar o campo de senha em branco. Se você entrar como administrador é só entrar agora nas configurações e definir a senha que você quiser.om este pequeno programa você vai zerar a senha do WinXP.
Windows 2000 e NT 4.0
Basta apagar os seguintes arquivos, claro que o caminho das pastas no seu PC pode ser diferente, dependendo da instalação, mas é a chave:
C:\winnt\system32\config – arquivos SAM e SAM.LOG
C:\winnt\repair – arquivo SAM
Pronto. Ao iniciar o computador, todas as contas de usuário foram excluídas (mas não os arquivos nem os perfis). Digite Administrador no campo do nome de usuário, deixe a senha em branco, ai vc tá logado como adm e pode fazer o que quiser.
Windows 95/98/Me
Basta apagar os arquivos de extensão “.pwl”, na pasta do Windows. Fazendo isso, a senha do usuário será vazia, e qualquer um que entrar poderá definir uma nova senha. Assim como ocorre ao fazer o processo para o Windows NT/2000, o dono perderá a senha dele, e não conseguirá fazer logon. O arquivo a ser apagado leva o nome do usuário, por exemplo, “Mah.pwl”. As senhas no Windows 9x/Me não são para proteção, nunca foram. Servem apenas como um meio de identificar as diversas contas de usuário, para efeitos de personalização. No Windows 9x/Me, qualquer um pode alterar qualquer arquivo de sistema, inclusive fazer logon usando uma conta padrão, apenas clicando em “Cancelar” na tela de logon. Os perfis de usuário apenas controlam a aparência das telas, papel de parede, personalizações dos programas que sejam gravadas na chave HKEY_CURRENT_USER do registro, etc.
Nota: apesar de o Windows 9x/Me não possuírem sistemas de proteção a arquivos e dados do sistema baseando-se em contas e privilégios, como ocorre na família do Windows NT, é possível impor diversas restrições usando bloqueios configuráveis via registro; para isso pode-se usar utilitários inclusos no CD do Windows 98 original, ou programas de terceiros, como o freeware e brasileiro WinPolicy.
E no Linux?
Basta dar boot com um live-CD e obter acesso de root rodando do CD. A partir daí, monte a partição onde o Linux está instalado no HD, abra um prompt de comando (como root) e digite chroot /mnt/hda1, trocando /mnt/hda1 pelo ponto de montagem da partição do sistema a ter a senha alterada. Dessa forma obtém-se um prompt do sistema que está no HD, com direitos de root; isso quer dizer que você pode fazer o que quiser! Para trocar a senha de root, digite passwd, tecle [enter] e então entre com a nova senha. Para trocar a senha de alguma conta sem ser a de root, digite passwd seguido pelo nome do usuário.
http://janelasepinguins.blogspot.com/2007/04/hackeando-as-senhas-no-linux.html
O chroot é uma ferramenta muito útil em manutenção, sem contar na personalização de live-CDs. Mas em mãos erradas, pode ser uma desgraça também!
Use com responsabilidade.
0 comentários:
Postar um comentário